segunda-feira, 28 de março de 2011

Um Brasil de poucos leitores

Que beleza de saber!

O indicie de leitura no Brasil aumentou em 150%. É pouco? É. E como é. Um país com o tamanho do Brasil ainda ser tão carente de leitura é um fato. Fato determinante para nossa posição como uma nação ainda pouco esclarecida diante do mundo. Isto era até desnecessário ressaltar, até porque livro deveria se chamar; olhos do mundo. É perpassando pela leitura – independente do gênero textual – que nos apoderaríamos dos nossos problemas (salvo para quem não o vive), entender da mente, do corpo, do meio ambiente, da fala, da poesia, dos romances, das criticas acadêmicas, das curiosidades e estranhezas, enfim, da nossa cultura e vida como um todo.

Ler é mais que um ato de lazer ou ato de abastados que têm a possibilidade de obtê-los, é uma responsabilidade enquanto cidadãos de nos interarmos do mundo para que possamos abraçar as causas dos que mais precisam, ou, acompanhar/fazer como e com o que pode. Ler é também, distrair a mente desta maldita doença da qual também sofro ou me permito sofrer – O estresse- e de tantas outras como a depressão por exemplo. O livro não cura, mas sem dúvida sana as dores possíveis.

Desfrutar de um bom livro é desfrutar da vida, e da forma como ela se apresenta. Já imaginou quantos livros vocês já teriam lido se não fossem tantos jogos eletrônicos, facebook, orkut, MSN e tantos outros não citados? A internet é um fato, um instrumento que a meu ver só veio a melhorar nossas vidas. Agora, se querermos ficar ociosos por inúmeras horas (eu já fiz muito isso, mas estou me reeducando) enquanto nossas prateleiras estão lá, com vários enfeites chamados livros, ou, tantos desses livros lidos superficialmente – quando lidos – e outros interrompidos por motivos tão banais e pessoais que não vem ao caso dizer.

Neste torvelinho do mundo da leitura, é preciso destacar que a acessibilidade ainda é mínima, ou melhor, seu preço é alto. “Mas, tem de ser né?” Digam-me o que os governantes poderiam fazer com uma massa politizada? A massa provavelmente não se chamaria massa, mas cidadãos.

Termo respeitoso, não?

É justamente por aí que começam nossos problemas e principalmente nossas soluções.



Jane Bem


5 comentários:

  1. Show de bola...
    nada a acrescentar!

    vc está se tornando uma escritora cada vez mais completa.
    Parabéns , continue assim!
    ^^

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou Júlio!

    Sei como vc é bom em português e quando um texto meu passa com esses elogios, fico muito feliz!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o tema do post! Falar da leitura(ou da falta dela) é sempre bem importante!

    ResponderExcluir
  4. Já imaginou quantos livros nós* já teriamos lido se não fossem tantos jogos eletrônicos, facebook, orkut, MSN e tantos outros não citados?

    E é bom reafirmar que o livro vendido no Brasil é se não o mais cara, um dos mais caros do mundo!

    ResponderExcluir